Performance não é mais suficiente

Segundo o recente estudo da Warc, apostar apenas em conversão de curto prazo não é o bastante.

Jean Nunes Dorgan

1 min read

É nítido que já estamos vivenciando no marketing um esgotamento das estratégias focadas em performance. Depois de anos apostando apenas em conversão, visando única e exclusivamente os resultados de curto prazo, já é possível perceber iniciativas mostrando que o melhor caminho é convergir na direção do branding.

Recentemente, a WARC lançou o relatório “The Multiplier Effect: A CMO’s Guide to Brand Building in the Performance Era”, um estudo que destaca a importância de integrar investimentos em construção de marca com táticas de performance para potencializar o retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS).

A pesquisa revela que a combinação de estratégias de performance e branding podem aumentar o ROI (retorno sobre o investimento) entre 25% e 100%, com uma média de 90% de melhoria. Em contrapartida, focar exclusivamente em performance pode resultar em uma queda média de 40% no ROI. Para alcançar esses resultados, é recomendável que os líderes de marketing destinem pelo menos 30% do orçamento para ações de fortalecimento da marca, sendo que a faixa recomendada varia entre 40% e 60%.

Outro ponto que o estudo revela é a importância de evitar a separação entre as atividades de branding e performance nos times de marketing, adotando uma abordagem muito mais integrada e holística, visando maximizar o impacto das campanhas publicitárias.

Construir marca é sim sinônimo de mais resultado, mas para isso é preciso desmistificar aquilo que o ecossistema digital vem nos vendendo há anos, que apostar tudo em performance é a solução definitiva para os nossos negócios.